Construir o futuro é um grande desafio. Um desafio para consolidarmos de mãos dadas. Por isto, acreditamos no cooperativismo.
Tudo começa quando nos unimos em torno de um objetivo em comum. E continua com um ciclo benéfico a todos.
Somos a Cooperativa Agroindustrial Serramar. Somos um modelo de negócio com pessoas juntas em torno do mesmo propósito.
Aqui são quase 1000 (mil) cooperados ativos atuando conosco e uma captação média anual de 80 milhões de litros de leite, que contam a nossa história de sucesso.
Acreditamos que juntos podemos crescer e criar melhores oportunidades para todos. A cooperação é a chave para o futuro.
A realidade do cooperativismo é tão importante que o movimento Somos Coop está presente em mais de 100 países, com 250 milhões de empregos. No brasil, são 14,6 milhões de cooperados, 6.828 de cooperativas, 425,3 mil empregos gerados.
"Somos a força, o impacto e o efeito do que não um, mas vários brasileiros criam juntos"
As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo ou gênero, social, racial, política e religiosa.
As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões.
Os cooperados contribuem eqüitativamente e controlam democraticamente o capital de suas cooperativas. Os cooperados destinam os excedentes ao desenvolvimento da cooperativa, eventualmente através da criação de reservas, parte das quais, pelos menos será, indivisível.
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos cooperados. Em caso de firmarem acordos com outras organizações – incluindo instituições públicas – ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos cooperados e mantenham a autonomia da sociedade.
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas.
As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.